James Estrin (NYT)
Todos os acontecimentos de 2020, fizeram com que as pessoas mudassem a forma com que se comportam, e consequentemente a maneira como convivem e se relacionam. Por conta da pandemia, nos vimos obrigados a permanecer em casa, e a vontade de estar em contato com a natureza e ao ar livre, cresceu de maneira considerável. E isso é visto em diversos mercados: a busca por casas (ao invés de apartamentos) aumentou durante o período, o mercado de plantas e flores teve um crescimento de 10% em relação ao ano anterior, e não poderia ser diferente com o mercado de eventos.
Depois de tanto tempo trancados em casa, a expectativa é de que o mercado de festas seja completamente reaquecido após a disseminação das vacinas ao redor do mundo. No Brasil, espera-se um início de aquecimento no segundo semestre de 2021, com o mercado se preparando para retomada principal em 2022. Por conta disso, trouxemos algumas das tendências de eventos em um cenário pós pandemico, assim fica mais fácil de começar o planejamento da sua festa, com segurança e criatividade.
EVENTOS ONLINE
Mars Photography/Maria Poland
As reuniões e aulas online evoluíram para grandes celebrações, como casamentos, formaturas e aniversários. Por conta das restrições e distanciamento social, a forma mais prática de “encontrar” aqueles que estão longe é através de uma ligação, ou chamada de vídeo.
Os eventos online se tornaram grande parte do cotidiano das pessoas em 2020, sendo desde eventos corporativos, até ocasiões mais íntimas. O número de plataformas de streaming e de chamadas de vídeo cresceu, assim como as atualizações e criação de novas ferramentas para acomodar essas novas funções de uso. A ideia é de que essa modalidade continue crescendo e ganhando força nos próximos anos, dividindo espaço com os tradicionais eventos presenciais. Não por conta da pandemia, mas pensando em expandir o conceito de eventos, olhando para pessoas que estão distantes fisicamente mas que ainda desejam fazer parte das celebrações entre amigos e familiares.
E por conta dessa crescente adaptação ao ambiente online, surgem também novas empresas, especializadas no assunto. A plataforma Wedfuly, por exemplo, auxilia casais que desejam planejar seu casamento online, contato com suporte técnico, fotos, cerimônia, etc.
Para aqueles que gostam de colocar a mão na massa, a organização de um evento online pode ser tão trabalhosa quanto de um evento presencial. Apesar de parecer, à princípio, mais simples, os processos para que esses eventos aconteçam ainda são muito novos para a maioria das pessoas, o que demanda mais tempo de pesquisa para encontrar os fornecedores ideais. As celebrações vão desde um evento simples no zoom, até ocasiões mais complexas, onde se faz necessário contratar uma equipe audiovisual, fotógrafos especializados em fazer fotos à distância, serviços de entrega de gifts (para aqueles que desejam enviar uma lembrancinha aos seus convidados), etc.
MINI/MICRO EVENTOS
Pinterest
Os micro eventos, temática já não tão nova por aqui, também cresceram de forma acelerada, uma vez que muitos países já avançaram com as vacinas e começaram a liberar a realização de alguns eventos. E além disso, também é possível reduzir os convidados aos moradores da própria casa, para os locais onde ainda há uma alta taxa de contaminação pelo vírus e suas novas variantes.
A ideia de realizar eventos em tamanho e proporções muito menores do que estamos acostumados, surgiu principalmente pensando em questões de sustentabilidade e viabilidade financeira, onde a preocupação com os disperdícios em decoração, comida, e outras questões, alinhadas com os altos valores envolvidos no planejamento de uma grande festa, fizeram com que as pessoas repensassem as prioridades da celebração, e optassem por realizar cerimônias mais intimistas e personalizadas. A pandemia somente acelerou essa tendência, que já vinha ganhando força no mercado. Figuras como Ariana Grande, Sasha Meneghel e a Princesa Beatrice, casaram-se em cerimônias bem intimistas, durante a pandemia.
O número de convidados varia bastante de acordo com a ocasião (seja uma comemoração de formatura, um batizado, aniversário, etc), mas para ser considerado um mini/micro evento, normalmente esse número fica entre 10 e 40 convidados. A recomendação é que eles sejam realizados em ambientes abertos e com boa circulação de ar.
Em relação à organização e decoração, muitas empresas como a Lejur, por exemplo, auxiliam no cálculo de custos para o planejamento da festa, assim como já fazem indicações de fornecedores que mais se encaixam com o que o cliente está buscando. E a melhor parte? Por serem eventos menores, as possibilidades de personalização se tornam mais acessíveis também, garantindo um evento único e inesquecível.
COMEMORAÇÕES EM CASA
@karolpinheiro
As comemorações em casa não são novidade para ninguém. É muito comum nos reunirmos com as pessoas que moram conosco, para celebrar momentos especiais, e muitas vezes depois fazermos algum evento maior, ou algo mais significativo para comemorar com outras pessoas. Mas por que não, tornar essas pequenas comemorações em casa, em algo que já seja significativo o bastante?
Apesar do cenário estar melhorando em relação à realização de eventos, muitas pessoas ainda têm receios, ou até mesmo são (ou moram com alguém) do grupo de risco, e não há nada mais importante do que a preservação da nossa saúde. Assim, os eventos em casa, somente com as pessoas daquele círculo familiar, tornam-se de grande importância, e trazem consigo, os princípios das comemorações.
O importante é estar ao lado de quem sempre está conosco. E por isso, muitas pessoas também perceberam que não há necessidade de fazer uma comemoração “extra” e grandiosa para celebrar momentos importantes. Por isso, as celebrações em casa também veem ganhando destaque, e consequentemente o mercado que atende esses eventos também.
É possível fazer a contratação de um menu especial para a ocasião, pensar SIM em decorações e como tornar aquele espaço cotidiano em algo festivo. A plataforma The KIKIKIT é um ótimo exemplo de serviço pensado exclusivamente para ocasiões desse tipo: eles fazem pequenos kits (sempre para duas pessoas) para celebrar em casa, tudo pensado exclusivamente para pequenas – grandes – comemorações como essas.
Conta pra gente, vocês já fizeram ou participaram de algum evento como esses? Como foi?
Um beijo, equipe FA!