Lifestyle, Travel

Os restaurantes queridinhos de Tulum

Seguindo nossa sequência sobre as experiências no México, hoje é dia de falar de comida! Já falamos aqui sobre o restaurante Rosa Negra, que visitamos em Cancún e em Tulum, e hoje é dia de dar mais duas dicas de lugares incríveis para comer, especificamente em Tulum. Vem conferir!

  • ARCA
Arca | Tulum

(imagem via pinterest)

Como também já falamos aqui sobre Tulum ser uma cidade que mostra grandes preocupações com a preservação e manutenção do meio ambiente e da natureza, os lugares que indicamos seguem também esses critérios. Em um lugar onde predominam assuntos como reutilização de materiais, preservação de recursos naturais, respeito à natureza, entre outros,  os estabelecimentos que seguem uma ou mais atitudes em prol desses conceitos valem a pena ser reconhecidos.

O restaurante Arca possui um menu “micro sazonal”, que é planejado de acordo com os alimentos da época de cada temporada. Os pratos são uma representação da natureza ao redor do ambiente, respeitando seu tempo e espaço. Há um grande incentivo para pedidos dos pratos para se compartilhar ao invés dos individuais, sendo uma tradição muito forte na cultura mexicana.

ARCA 1

A comida é deliciosa e as apresentações não deixam a desejar. Respeitando as formas naturais, o restaurante busca mostrar os ingredientes nos pratos sem muitas intervenções. Com um cardápio repleto de frutos do mar, resultado de sua localização próxima à praia, a comida é fresca e natural.

Além de funcionarem como restaurante, o lugar possui um bar e prepara drinks da casa que são uma delícia. Para acompanhar a refeição, possuem uma cartela de vinhos bem completa pensando na harmonização dos pratos a serem servidos.

A atmosfera do lugar também é incrível. Com uma decoração quase toda em madeira, o ambiente do salão é composto por pequenas pedras no chão, que quase parecem areia (trazendo ainda mais essa proximidade com a natureza), muita luz natural durante o dia, e no período da noite, muitas velas utilizadas para iluminação nas mesas.

Para minha noite no Arca, escolhi usar o Vestido Deva, acompanhado de uma sandália da salto grosso e acessórios que remetessem à praia. O Vestido Deva , apesar dos bordados de paetê, possui uma estampa orgânica e uma modelagem que combina muito com jantares ao ar livre. No Arca, as mesas são posicionadas na areia, ao lado de muitas árvores e visão completa do céu, trazendo essa conexão com a natureza e conforto ao saborear os pratos escolhidos.

HARTWOOD

Where to Eat, Stay & Spend Time in Tulum | Damsel In Dior

(imagem via pinterest)

Com uma proposta de lugar muito parecida com a do Arca, o Hartwood também posiciona suas mesas em um ambiente externo com as mesmas pedrinhas no chão. Possui móveis com uma característica mais rústica e traduz bem esse clima de restaurante praiano.

O lugar só funciona no período da noite, servindo jantares, e possui um cardápio diário. Os ingredientes são comprados diariamente nos mercados em Yucatan e os pratos planejados de acordo com o que foi encontrado. O legal disso é perceber que não trabalham com grandes estoques e buscam ter desperdício mínimo com as comidas!

HARTWOOD 1

HARTWOOD 3

HARTWOOD 4

Todos os dias o cardápio é atualizado em uma pequena lousa que fica na entrada do restaurante. Lá eles escrevem à giz todos os pratos do dia e vão apagando conforme os ingredientes vão chegando ao fim! A dica é não chegar muito tarde para ter mais opções de escolhas, mas mesmo quando algumas já foram apagadas, é certeza que as opções que restam são deliciosas. O bar funciona com um cardápio mais tradicional, sem muitas variações diárias e os drinks, como sempre, são ótimos, além de possuírem bastante opções com ingredientes naturais.

A iluminação do espaço, como só funciona à noite, busca transmitir bem a sensação de se estar na praia. Com poucas luzes elétricas (em quantidade menor do que habitualmente vemos em restaurantes no período noturno), o restaurante também utiliza velas como alternativa para economia de energia, além de auxiliarem no clima aconchegante do lugar.

HARTWOOD 6

HARTWOOD 8

HARTWOOD 5

Esses dois restaurantes representam bem o que Tulum simbolizou para mim. Todas as pessoas com quem conversei, todos os lugares que tive oportunidade de conhecer. Tudo gira em torno do respeito à natureza e da preservação. A sustentabilidade, exercida de muitos jeitos diferentes, está sempre presente e é incrível! Preocupação com desperdícios, contato com a natureza de forma respeitosa, economia dos recursos, respeito e valorização do trabalho local… É um ótimo lugar para se inspirar e trazer um pouco dessas preocupações tão importantes para o nosso cotidiano.

O Arca e o Hartwood são restaurantes deliciosos e que trabalham muito bem essas questões. Vale a pena conhecer e se inspirar também!

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *